Total de visualizações de página

quarta-feira, outubro 12, 2011

Um estilo que vai além das cores...

Avessos a rótulos, os garotos da Restart explicam por que criaram o termo "Happy Rock", uma identidade que lhes permite ter liberdade criativa e de expressão.

Legítimos criadores do happy rock ("rock feliz"), Koba, Pe Lanza, Thomas e Pe Lu nem imaginavam o alcance que o termo teria e a legião de fãs que o novo estilo arrebataria. Quando criaram o termo, a ideia era fugir dos rótulos impostos às novas bandas de rock brasileiras, sempre uma referência à tristreza, à melancolia, à rebeldia ou à dor de cotovelo. "Criamos esse termo porque havíamos visto bandas mais recentes serem rotuladas de coisas que não tinham nada a ver com elas. Acho que as pessoas têm essa tendência de criar uma definição para um determinado estilo ou algo novo, e acabam fazendo isso sem embasamento nenhum. Não queríamos que fizessem o mesmo com a gente. Nenhum músico gosta de se sentir preso. Então criamos o happy rock para a Restart, uma referência à nossa música alegre, mais positiva", revela Pe Lu.



A ideia foi tão boa que o resultado superou todas as expectativas. O termo adotado por eles passou a ser aplicado a outras bandas com estilo ligeiramente semelhantes. Por isso, não por acaso a Restart é a primeira banda a ser citada toda vez que a mídia publica alguma reportagem sobre o que já é chamado de "um novo movimento". O guitarrista explica a ironia com bom humor: "No final, sem intenção, o termo acaba sendo usado para outras bandas, mas nem sabemos se elas gostam disso. A ideia era criar nosso próprio rótulo para não sermos rotulados".

Apesar de não se incomodarem com a ideia de "emprestar" o termo a outros grupos, eles garantem que o autêntico happy rock só quem faz é a Restart. E, para que não restem dúvidas, Thominhas esclarece: "Se tivermos que definir o que é happy rock, dizemos que happy rock é Restart!" Pe Lanza acrescenta que, além das músicas, o estilo engloba também a maneira de vestir, uma vez que a mistura de cores pode ser associada às boas energias. "O happy rock se refere à mensagem que queremos passar, e acabou traduzindo também o jeito como nos vestimos, por sermos coloridos", diz ele.

Nenhum comentário: